terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A Casa das Orquídeas: Resenha.



 

Titulo: A Casa das Orquídeas
Autora: Lucinda Riley
Editora: Novo Conceito
Assunto: Romance
Ano: 2012
Páginas: 560

 
Sinopse: Quando criança, a pianista Júlia Forrester passava seu tempo na estufa da propriedade de Wharton Park, onde flores exóticas cultivadas pelo seu avô nasciam e morriam com as estações. Agora, recuperando-se de uma tragédia na família, ela busca mais uma vez o conforto de Wharton Park, recém-herdada por Kit Crawford, um homem carismático que também tem uma história triste. No entanto, quando um antigo diário é encontrado durante uma reforma, os dois procuram a avó de Júlia para descobrirem a verdade sobre o romance que destruiu o futuro de Wharton Park...
E, assim, Júlia é levada de volta no tempo, para o mundo de Olívia e Harry Crawford, um jovem casal separado cruelmente pela Segunda Guerra Mundial, cujo frágil casamento estava destinado a afetar a felicidade de muitas gerações, inclusive da de Júlia.

Resenha: A Casa das Orquídeas, de Lucinda Riley, conta a história de uma famosa pianista, Júlia Forrester, que retorna a sua “Cidade Natal” a fim de recuperar-se de uma grande tragédia em sua vida. Júlia é convencida por sua irmã Alícia a ir a um leilão que esta acontecendo na propriedade Wharton Park, pertencente à família Crawford, onde seus avós viveram e trabalharam. Em sua visita, Júlia acaba reencontrando Kit Crawford, novo herdeiro da propriedade, dando início a uma grande amizade e início de uma nova relação que possivelmente poderá curar as feridas que ambos passaram em suas vidas. Kit encontra um diário em Wharton Park e acredita pertencer ao avô de Júlia. Com o diário em mãos, Júlia procura sua avó a única que pode afirmar se aquele diário realmente pertenceu ao seu avô Bill. Sua avó Elsie, sabendo que não é mais possível guardar os segredos do passado, revela toda a história e sofrimento vivido pela família Crawford que acabou afetando diretamente aqueles que conviveram com ela. Tais revelações têm um grande impacto na vida de Júlia que passa a entender o motivo pelo qual desde pequena sentia uma ligação tão profunda com aquele lugar que sempre lhe transmitia paz. No entanto, quando Júlia acha que esta conseguindo se recuperar da grande perda familiar sofrida e digerir toda a história revelada por sua avó que interfere diretamente em sua vida, terá ainda que aceitar grandes descobertas sobre seu breve passado. A obra tem uma linguagem fácil de entender, a autora consegue prender o leitor do início ao fim, pois “a cada pagina” é uma nova descoberta. É envolvente, pois ao longo do livro me comovi com a história de alguns personagens, alguns me conquistaram pela força e sabedoria, outros me fizeram sentir raiva e desprezo por sua fraqueza e apesar de todo o drama que envolve os personagens a autora ainda assim fez um desfecho com final feliz. Não que o final feliz não fosse previsível. Embora, A Casa das Orquídeas, seja um livro cheio de descobertas, surpresas, o que na maioria das vezes é o que o leitor busca em um livro, ou seja, um livro que te prenda. Ele na visão de alguns pode parecer maçante, pois praticamente quase todos os personagens do livro são cercados por uma história de vida sofrida e quando você acha que enfim o livro vai começar a se concluir, uma nova situação é colocada. No meu ponto de vista algumas partes da história são desnecessárias. Achei a capa do livro muito bonita e a frase “Toda casa tem seus segredos e todo amor, seu preço” aguça ainda mais a curiosidade do leitor.  Para quem gosta de um enredo cheio de descobertas, surpresas e reviravoltas, não pode deixar de se dedicar a essa leitura!
 

Por Luciana Curvello
 

2 comentários:

  1. Não é o tipo de livro que costumo ler, mas achei boa sua resenha, o livro não parece ser ruim não.
    @awnste
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  2. Ganhei esse livro, mais ainda não tive oportunidade de ler.

    Primeiro porque não é do tipo de livro que mais gosto de ler, é tbm por causa do tamanho dele (rs) gente é muito grande esse livro >.<

    To deixando ele pra depois ~ele é o ultimo livro da minha listinha de leitura no momento eu acho que fica só nisso por bastante tempo!

    Mais pela resenha ele parecer bom.

    Bjus

    ResponderExcluir