terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Os 13 porquês: Resenha.



Titulo: Os 13 porquês
Autora: Jay Asher
Editora: Ática
Ano: 2009
Páginas: 244


 

Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Resenha: Olá pessoas que Gostam de Ler! Vamos a mais uma resenha? Sinceramente não sei em que blog li comentários muito bons a respeito do livro, o que me despertou muito interesse e logo comprei para ler. Então, vamos ao que realmente achei sobre o livro?
Os 13 porquês conta a história de uma garota, Hannah Barker, que por diversos motivos, ou melhor, 13 motivos elencados por ela, a fez cometer suicídio. Assim, ao decidir tirar a própria vida, grava 7 fitas cassete contando o porquê havia tomado tal decisão e antes de cometer o ato em si coloca as fitas dentro de uma caixa de sapato e as envia pelo correio.
Clay Jensen há algumas semanas havia recebido a noticia de que Hannah, seu primeiro amor e colega de classe havia cometido suicídio e o fato o perturbava, pois até o momento não conseguia entender o porquê Hannah havia tomado tal decisão.
Um dia ao voltar para casa após a aula, encontrou uma caixa endereçada a ele sem remetente e quando a abriu encontrou 7 fitas cassete. Para sua surpresa ao escutar a primeira fita se depara com a voz inconfundível de Hannah informando que se ele está na posse de tais fitas é porque ele foi um dos motivos que a levaram a cometer suicídio.
Intrigado, Clay não consegue entender como ele poderia ser um dos motivos do suicídio de Hannah, já que nunca havia feito nada para machucá-la ou magoá-la, mas a fita é bem clara; se você recebeu está caixa é responsável por um dos motivos que me fizeram cometer suicídio e, portanto deverá escutar as fitas e após encontrar o motivo relacionado a você deverá enviar a caixa com as fitas ao próximo nome da história seguinte.
Assim, ao escutar cada fita Clay passa a entender e a descobrir os motivos que justificaram o ato cometido por Hannah. Ele que sempre se frustrou por não ter se aproximado o suficiente para conhecê-la melhor, agora tem a oportunidade de saber seus segredos mais íntimos.
Hannah conta tudo o que passou as desilusões, decepções, constrangimentos, magoas e sofrimento que acabaram fazendo com que ela cada vez mais se transformasse em uma garota depressiva e aos poucos começasse a ficar obcecada pela ideia de morte.
A história do livro basicamente é está. Claro que a cada fita surge um novo personagem com uma nova história, ou seja, um motivo que justificou na visão de Hannah a decisão de tirar sua própria vida.
É livro bem escrito. A capa é muito legal, pois tem tudo a ver com a história. Passa uma mensagem super bacana, ou seja, de que devemos estar atentos ao modo como tratamos as pessoas, pois nossos atos às vezes por mais que pareçam sem importância ou significado podem afetar profundamente uma pessoa.
O que eu achei do livro? A cada pagina que eu lia mais eu sentia raiva da personagem, pois sinceramente achei uma garota com personalidade fraca. Não temos dúvida que uma pessoa que comete suicídio é desequilibrada justificando, portanto sua personalidade.
No entanto, alguns motivos apresentados me pareceram nem um pouco relevantes. Alguns motivos até poderiam ser considerados relevantes, mas não todos. Nem na visão de uma garota.  O que acabou me passando a impressão de que ela buscava uma “aceitação” para aquela justificativa, ou seja, para aquele motivo.
Entendo perfeitamente que os motivos estão interligados e devem ser vistos como um todo, mas muito vezes eu achei que ela poderia ter evitado uma série de situações. Não evitou apenas se manteve apática.
Em suma, a ideia do autor foi muito boa. Tentando nos mostrar que determinadas situações que acontecem na vida de muitos jovens podem ser muito marcantes dependendo da forma como são encarados e que, portanto devemos tomar cuidado ao tomar certas atitudes, mas ele potencializou os acontecimentos não me convencendo de que as ações, os motivos são justificáveis.
Achei que ele trouxe uma consequência muito forte, desproporcional para os motivos mostrados, ou seja, nada que chegue próximo a uma justificativa de suicídio.
Talvez vocês só entendam minha critica lendo o livro e analisando... Os 13 porquês.
Definitivamente não gostei do livro, achei cansativo e atribuo isto a talvez por não ter desde o inicio concordado com os motivos apresentados. Indico o livro pela mensagem que ele tenta passar e até para passar a mensagem de que devemos buscar o equilíbrio, sempre, e não tomarmos decisões desproporcionais.

Beijão para todos!
Por Luciana Curvello

 


9 comentários:

  1. Dos 13 porquês
    De um ser o causador
    Ficou triste talvez
    Não evitou o pior!

    Por ele sentiria amor
    Mas, ele não se apercebeu
    Por não se podar uma flor
    Tristemente ela se perdeu!

    Te desejo uma boa tarde
    Luciana Curvello
    O amor é como fogo que arde
    Às vezes cauda dor de cotovelo!

    Boa terça-feira
    e um beijinho para você.
    Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro quando me visita...lindo!!!!
      Bjos
      Lu
      http://vergostarler.blogspot.com.br

      Excluir
  2. Hannah realmente era muito fraca e sua atitude foi muito triste. Eu gostei do livro sabe, achei diferente a tematica e me envolvi muito, li rápido até, uma pena que não tenha gostado. A sua resenha ficou ótima Luciana =D

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto bastante desse livro, acho que o modo com o autor abordou toda a questão foi sensacional. Apesar de concordar com você em relação a personagem (:

    Obrigada pela visita lá no blog!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  4. Não acho que uma pessoa que comete suicídio tenha personalidade fraca. É uma pessoa comum que se desesperou o suficiente para perder a alegria de viver e que na verdade buscava ajuda. É muito comum em suicidas que não chegam às vias de fato que eles se arrependam amargamente do que tentaram fazer e que se agarraram à vida com maior firmeza do que antes.

    Esse preconceito com quem tenta o suicídio mostra o quanto a sociedade pode ser excludente e agressiva. E percebi também que o fato de ela ser uma garota, uma mulher, acabou tornando-a "culpada" de várias coisas que poderia ter "evitado". Infelizmente, as meninas são educadas as evitar uma série de coisas, enquanto os rapazes, em geral, não são ensinados a respeitar.

    Gostei muito mesmo do livro, acho que o modo como ele tratou do assunto foi pertinente e fica um alerta para quem tenha preconceito contra pessoas precisando de ajuda que comecem a pensar neles com mais cuidado.

    ResponderExcluir
  5. Uma menina da minha escola cometeu suicídio a poucos dias. Antes do ocorrido, ela postou uma foto desse livro e escreveu "quem leu, irá entender"

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro e gostei pois ele trata sobre coisas que os outros podem fazer a uma pessoa e as consequências disso.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com vc. Os motivos não são plausíveis, ela afasta as pessoas, e depois diz que "ninguém se importou o suficiente com ela". Mas ela não permite aproximação. Sim, muitas pessoas suicidas são assim, e se a decisão já foi tomada, como no caso dela, mesmo a última tentativa é uma mentira, é uma busca por corroboração do suicídio.
    Parece que ela desistiu da vida e busca deixar os que ficaram culpados.
    Sei disso, sou uma pessoa depressiva e já sonhei em me matar e escancarar na cara das pessoas que foi culpa delas por XYZ. Mas nada justifica, quando não nos amamos (alô, eu me incluí aqui, não falo de uma situação de fora e etc) ninguém pode suprir. NINGUÉM meeesmo.

    ResponderExcluir