sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Em Busca de Wondla: Resenha.


Título: Em busca de Wondla
Autor: Tony DiTerlizzi
Páginas: 398
Ano: 2012
Editora: Intrínseca


Sinopse: Eva Nove tem doze anos e sempre morou com Mater, uma robô azul-clara extremamente amorosa e maternal, em um abrigo subterrâneo ultratecnológico no planeta Orbona. Quando um estranho invade e destrói o lar que as duas dividem, a menina é obrigada a fugir para a superfície — um mundo que ela só conhece por meio de holoprogramas. Apesar do perigo, é a primeira chance que tem de perseguir seu maior desejo: encontrar alguém como ela, outro humano. Eva sabe que eles existem porque guarda um item valioso: uma ilustração de uma garotinha, um adulto e um robô, junto de uma estranha palavra: “WondLa”. A busca vai levá-la a descobertas que vão muito além de suas maiores expectativas, em uma jornada surpreendente, divertida e emocionante, que vai tirar o fôlego do leitor e inspirar muitos sonhos.

Resenha: Em busca de Wondla conta a história de uma menina que aos 12 anos não conhece qualquer outra pessoa ou lugar a não ser o que vive. Eva Nove mora em uma estação subterrânea de alta tecnologia chamada de Santuário na companhia de sua guardiã, uma Robô na qual Eva chama de Mater.
No Santuário com a Robô, Eva aprendeu tudo que sabe. Desde conhecimentos gerais até treinamento de sobrevivência. Treinamento este imposto pela Robô com a condição de que no momento em que Eva estivesse pronta e finalizasse tal treinamento poderia sair do Santuário e explorar o mundo lá.
No entanto, tudo que sabe e aprendeu apenas consta no Onipod, uma espécie de computador onde são armazenados todos os tipos de informações. Assim, qualquer tipo de conhecimento que teve ao longo de sua vida foi sempre embasado em informações através de uma tela virtual, ou seja, Eva nunca viu o sol, nunca tomou chuva ou sentiu o vento.
O único objeto que não ganhou de Mater e que achou no Santuário, mas não sabe de quem era ou de onde veio, foi uma espécie de foto onde contem a imagem de uma menina sorrindo de mãos dadas com um Robô e um homem. Eva passou a chamar tal objeto de Wondla.
Wondla passou a representar para Eva sua liberdade e convivência com outros seres humanos, já que até o momento ela nunca teve contato com qualquer outro ser ou lugar. O que causa extrema revolta e ansiedade na menina, interferindo de certa forma em seu relacionamento com Mater. Eva acha que a Mater devido sua excessiva proteção acaba a manipulando.
Para surpresa de Mater e Eva o Santuário é atacado e totalmente destruído, obrigando Mater para sobrevivência e proteção da menina, a orientar que a mesma fuja para superfície e espere até que ela entre em contato através do Onipod e antes que Eva suba a superfície é lembrada de que deverá tomar cuidado e seguir os treinamentos de sobrevivência até o momento ensinado.
Eva agora tem a oportunidade de explorar a superfície que por tanto tempo desejou, no entanto não se sente preparada e acaba se deparando com um mundo completamente diferente de tudo que havia conhecido até então. Nem seu único instrumento de ajuda, o Onipod, reconhece as criaturas que naquele mundo habitam.
Agora sem lugar para morar, Eva vai em busca de seu sonho, o de encontrar outros seres humanos.
Embora seja um livro bem infantil é encantador. A história traz um suspense cheio de aventuras, fantasias e os personagens são bem elaborados. O livro tem uma capa muito bonitinha e tem inúmeras ilustrações, o que facilita bastante a visualização dos personagens e do lugar onde se passa a história. Há uma mensagem muito bacana sobre determinação, amizade e amor.

Recomendo a leitura para aqueles que buscam um livro que não exige tanta atenção, pois é de fácil entendimento fazendo com que a leitura flua muito bem. Lembrando que é um livro infantil.

Gostei do livro. É o primeiro livro de uma trilogia.

Beijão para todos!
Por Luciana Curvello

 

 

4 comentários:

  1. Apesar de ser um livro infantil, posso ver que trata de uma estória bem interessante, acho que vou gostar de ler! Ficou ótima a resenha, uma boa dica de livro Luciana, gostei mesmo =D

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  2. Esses livros infantis são bem interessantes
    Leituras bem leves

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha parado para ler uma resenha desse livro, gostei muito da sua e fiquei até com vontade de ler.

    Abraços

    Alef - Floreios e Borrões - www.floreios.net

    ResponderExcluir
  4. Interessante esse livro! Acho que têm surgido muita coisa boa para crianças lerem ultimamente. Esse parece ser super divertido e bem elaborado. A capa é super bonitinha.
    Não sei se vou ler, mas indicaria para meus priminhos. :)

    Beijos.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir