quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O Diário de Suzana para Nicolas: Resenha.


 
“Quando o amor é verdadeiro, quando é certo, pode nos dar o tipo de alegria que não se consegue de nenhuma outra forma.”
 
Titulo: O Diário de Suzana para Nicolas
Autora: James Patterson
Editora: Arqueiro
Ano: 2011
Páginas: 223
 
Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.
 
Resenha: O Diário de Suzana para Nicolas conta a história de Katie, uma editora sênior de uma prestigiada editora de Nova York especializada em poesia e romances literários.
 
 Há mais ou menos um ano conheceu Matt, ao ler seu manuscrito do primeiro livro de poesia. Entusiasmou-se e acabou comprando seus direitos de publicação de uma pequena agência literária de Boston e em decorrência da convivência que acabaram tendo por conta do livro se envolveram e se apaixonaram.
 
Ambos gostavam das mesmas coisas, ele era extremamente atencioso e carinhoso, um homem no qual ela conseguia conversar abertamente, enfim ele a completava. Um dia preparou um jantar especial para ambos, a fim de comemorar e lhe entregar seu primeiro exemplar do livro de poemas e para sua surpresa Matt termina o relacionamento sem um motivo que justificasse tal decisão.
 
Katie se desespera, pois não consegue entender como ele poderia terminar o relacionamento, já que somente tinha boas lembranças deles juntos.
 
Posteriormente, Katie recebe um Diário enviado por Matt, onde na capa estava escrito “Diário de Suzana para Nicolas” e a única coisa que conseguiu lembrar no momento era que Suzana era a ex-esposa de Matt. Junto ao Diário encontrou um bilhete de Matt que informava que lendo o Diário ela conseguiria entender o motivo que o levou a terminar o relacionamento de ambos.
 
Assim, Katie começa a ler o Diário e passa a desvendar e a entender o porquê Matt havia terminado o relacionamento.
 
Os personagens do livro são bem construídos, é uma leitura leve, é um romance que envolve um suspense.  A história é muito bonita, tem algumas reviravoltas. É um livro que “em partes” te prende.  Eu particularmente tinha a necessidade de continuar a ler o livro, pois queria saber o que teria levado o personagem Matt a terminar o relacionamento.
 
No entanto, em diversos momentos do livro eu achei a leitura cansativa, um pouco sem “ação”, algumas páginas do Diário escritas por Suzana a Nicolas é sem ação, sem novidade o que justifica em minha opinião ser um livro um pouco cansativo.
 
Quando o ponto alto do livro foi desvendado, não me trouxe tanta emoção. Não sei informar se foi por conta da forma em que foi revelado ou em que foi escrito, enfim.
 
A verdade é que eu li muitos comentários bons sobre livro, criei várias expectativas e no fim acabei me decepcionando um pouco. Não achei o final original e sinceramente não achei um grande livro.
 
Se eu recomendo? Sim, recomendo. A história do livro é muito bonita e espero que vocês não tenham a mesma sensação que eu tive. Se eu tivesse que classificá-lo daria: três estrelinhas.
 
Por Luciana Curvello.
 
 
 


2 comentários:

  1. Olá Luciana!
    Venho agradecer a tua visita e comentário ao meu blog e claro retribuir! Não conhecia este teu cantinho, e sou-te sincera, eu não sou muito de ler... :S a não ser que sejam livros de culinária... :P Mas nunca se sabe se não posso encontrar por aqui algo que me interesse,pelo menos achei o teu blog muito simpático! ;)
    Beijinhos doces.

    ResponderExcluir
  2. Hummm, gosto de resenhas assim, verdadeiras!
    Odeio tb ler um livro cheia de expectativas e me decepcionar no final
    valeu a dica Lu querida
    bjkasss
    Leila
    :)

    ResponderExcluir