segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Comemore Lendo um livro!

 
Olá, Pessoas que Gostam de Ler! Mais uma vez trago uma novidade no blog. Estou inaugurando mais uma coluna mensal: Comemore lendo um livro!
 
A coluna consiste em ler um livro em razão de uma data comemorativa do mês. A ideia é que está coluna fosse publicada todo final de cada mês, mas como estamos no início do mês de fevereiro e eu não queria deixar de trazer uma resenha de um livro que comemorasse uma data do mês de janeiro, então está coluna será publicada todo inicio de cada mês.
 
Funcionará da seguinte forma; na primeira semana de cada mês postarei a resenha de um livro que trate da data comemorativa escolhida no mês anterior ou que em seu título mencione a referida data. Em seguida, já informarei qual será a data comemorativa escolhida do mês e qual o livro escolhido, onde sua resenha será postada somente no próximo mês. Será que deu para entender?
 
Vamos lá, a data comemorativa escolhida no mês de janeiro foi o dia 25/01, ou seja, o Dia do Carteiro e o livro que escolhi para comemorar foi O carteiro e poeta do escritor Antonio Skármeta.
 
Escolhi o Dia do Carteiro, pois acredito que todos que Gostam de Ler, têm uma ligação com eles. Afinal, são os carteiros, na maioria das vezes, que nos trazem os livros adquiridos em lojas virtuais, ou livros enviados por editoras ou escritores (no caso dos blogs que possuem parcerias) e até aquele livro que ganhamos em promoções e sorteios, etc.
 
A data comemorativa escolhida para este mês (fevereiro) é o dia 27/02 o Dia do livro Didático e o livro escolhido para comemorar foi O livro de Julieta, da escritora Cristina Sánchez –Andrade. Para aguçar a curiosidade de vocês o livro se trata de uma biografia. Segue capa do livro:
 
 

Espero que gostem da coluna e caso queiram tonar esta coluna fixa em seu blog é só copiar o banner da coluna, me seguir e mencionar que a coluna surgiu aqui e me enviar o link do post para que eu possa lhe visitar.

Segue resenha do livro, referente a data comemorativa do mês de janeiro:   O carteiro e o Poeta.
 
 
Titulo: O carteiro e o poeta
Autora: Antonio Skármeta
Editora: BestBolso
Assunto: Romance
Ano: 2011
Páginas: 123

Sinopse: Mário Jiménez é um jovem de 17 anos que vive em uma aldeia de pescadores e não gosta da vida do mar. Um dia, estimulado pelo pai, candidata-se ao emprego de carteiro na pequena agência de correios do vilarejo onde more. Seu destino: Ilha Negra. Seu único cliente: Pablo Neruda. É assim que começa a incrível história de amizade e cumplicidade que o escritor chileno Antonio Skármeta nos revela com riqueza de detalhes e um encantador estilo narrativo em O carteiro e o poeta. A inesperada amizade rende ao rapaz a paixão pela poesia, aulas sobre metáforas e a ajuda para conquistar sua amada Beatriz. Ao poeta, rende o coração compreensivo e a admiração sincera que apenas uma relação dessa natureza poderia inspirar. Inicialmente camada de Ardente Paciência, esta obra ganhou adaptação para o cinema em 1994, com direção de Michael Radford e atuação do consagrado ator francês Philippe Noiret no papel de Neruda. Antonio Skármeta foi agraciado com o Prêmio Ibero-americano Planeta-Casa de América em 2003 e em 2011.
 
Resenha: Estou tendo dificuldade em escrever está resenha, uma vez que a sinopse já traz todas as informações sobre a história do livro não havendo muito mais o que mencionar. É um livro com poucas páginas, ou seja, apenas 123 e trata-se de uma linda amizade formada entre um carteiro e um poeta. Mario, o carteiro, ao aceitar o emprego na agência de correios de onde mora, sabe que a única atividade que terá será a de entregar cartas a um único cliente, Pablo Neruda. O rapaz ao saber que o único cliente trata-se de Pablo Neruda se entusiasma, uma vez que o poeta era muito reconhecido. Ao receber seu primeiro salário adquire uma obra do poeta com a intenção de ganhar uma dedicatória e através das tentativas de Mário se inicia uma grande amizade. A amizade entre os dois leva Mário a aprender o que é a metáfora e a partir deste novo conhecimento começa a também se interessar por poesia. Pablo Neruda se envolve tanto com a amizade, que além de transmitir seus conhecimentos ao simples carteiro também o ajuda a conquistar o coração da sua amada Beatriz. O livro não trata apenas da amizade entre os dois que só termina com a morte do poeta. Traz também alguns fatos históricos de cunho político que ocorreram no Chile. Gostei da obra. É uma linda história de amizade que difcilmente é formada, uma vez que Pablo Neruda tinha um vasto conhecimento cultural, era um grande poeta e Mário era apenas um menino que morava em um vilarejo, filho de pescador. No entanto, a amizade se desenvolve, transpondo as diferenças culturais de ambos. Indico a leitura do livro, merece ser lido, mas para aqueles que não gostam de um vocabulário um pouco mais rebuscado não é indicado.
 
Por Luciana Curvello
 

 

 

 

7 comentários:

  1. Super legal Lu
    eu já li o Carteiro e o Poeta
    ameiii!
    bjins
    Leila

    ResponderExcluir
  2. Aloha Lu!! ^^

    Adorei a ideia!! Minina fiquei com medo que nos de fevereiro vc tivesse escolhido o carnaval.. n veio nenhum na minha cabeça kkkkkkkkkkkk (voei geral #sorry).

    Ainda não li nenhum dos dois livros, mas fiquei curiosa ^^

    =*

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu,
    Muito boa a resenha. Este livro parece ser uma viagem muito boa e interessante. Fiquei bem curiosa.


    Beijos e Até o próximo post!
    Lu ♥ Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a ideia de escolher um livro de acordo com alguma comemoração do mês. Quando vi que você escolheu 25 de janeiro, achei que fosse falar sobre alguma história que se passa em São Paulo, já que é o aniversário da cidade. Gostei da sua escolha. Estou para ver esse filme há anos e nem tinha pensado em ler o livro. Algo a ser reconsiderado.
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Gostei do seu desafio. E fiquei interessada em ler O carteiro e o Poeta. Não gosto muito de sinopse que conta praticamente tudo sobre o livro.
    Parabéns pelo o blog!
    E estou te seguindo :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Adorei a tua coluna!
    Amo ler, é um dos meus hobbies preferidos!
    Sou apaixonada pelo filme "O carteiro e o poeta", mas nunca li o livro! Pablo Neruda é um dos meus poetas preferidos e dele tenho muitos livros:)
    Bjim e tenha uma linda semana.
    Léia

    ResponderExcluir
  7. Oi Luciana!
    Parabéns pela iniciativa e incentivo á leitura.
    Obrigada pela sua presença em meu cantinho e por me seguir.
    estou seguindo-te também.
    Uma boa resenha que deixa a gente com vontade e curiosidade de ler.
    seja sempre muito bem-vinda.
    abração com carinho

    ResponderExcluir