sábado, 16 de fevereiro de 2013

As vantagens de ser invisível: Resenha.



“Então, acho que somos quem somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas.”

 

“Talvez seja bom colocar as coisas em perspectiva, mas às vezes acho que a única perspectiva é estar aqui. Como disse a Sam. Porque não há problema em sentir as coisas. E ser quem você é.”


Titulo: As vantagens de ser invisível
Autora: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Assunto: Romance
Ano: 2007
Páginas: 223


 

Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário. Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.


Resenha: As vantagens de ser invisível trata da história de Charlie, um garoto de 15 anos que passa a relatar a sua vida através de cartas, como se fosse um diário.

As cartas são endereçadas a um “amigo”, no qual ele deixa claro que não o conhece e que apenas as remete pelo correio. Ele justifica que procede desta forma por acreditar que as cartas são melhores que um diário, já que existe uma comunhão que um diário não tem.

Assim, conta sobre seus sentimentos, medos, inseguranças, como é sua família, como conheceu seus melhores amigos Sam e Patrick, como se apaixonou, fala sobre suas primeiras experiências, drogas, etc. É ai passamos a conhecer quem ele era.

Através das cartas escritas por Charlie o leitor passa a ver que ele era um garoto extremamente sozinho e carente. Que sente muita necessidade de estar com as pessoas e ter amigos, pois não suportava a solidão. O que muitas vezes fazia com que ele se colocasse em segundo plano.

Ele tentava tanto se proteger da solidão que nunca contrariava ninguém, pouco manifestava suas opiniões e vontades próprias a não ser em suas cartas. Se tornando um garoto apático, passando despercebido, pois ninguém sabia o que ele estava realmente sentindo ou pensando.

É um garoto sensível que consegue ter uma percepção, uma visão ampla das coisas e enxergar determinadas situações onde somente pessoas realmente sensíveis conseguiriam. Ele consegue ver o lado bom das pessoas e da vida, mesmo que elas não sejam tão boas assim ou que a vida não esteja tão boa. O tornando de certa forma inocente e puro, uma vez que não enxerga maldade nas pessoas.

Em casa, ele na maioria das vezes era ignorado pelos irmãos e os pais o tratavam bem, mas não sabiam o que se passava com ele. Não tinham ciência de como ele se sentia, até porque ele mesmo não falava sobre seus sentimentos.  

Ele Menciona um problema que teve na infância, mas não consegue explicar o que exatamente aconteceu com ele. Só fala que ia ao médico e naquele ano parou de frequentar a escola e é neste momento que passamos a ver que ele é depressivo e somente no final do livro que é revelado o porquê dele às vezes não se sentir bem e ter algumas atitudes estranhas.

Outra característica marcante do personagem é sua inteligência e ele não faz ideia do quanto é inteligente e o livro mostra que a única pessoa que foi capaz de ver o seu potencial e procurou ajudar ele a desenvolvê-la, a explorar foi seu professor Bill. Passou a indicar vários livros e a pedir trabalho sobre eles e com isso acabaram de certa forma se tornando amigos.

Bom, pessoas que Gostam de Ler! O livro tem uma mensagem muito bonita se você conseguir captar a mensagem que o livro tenta passar. Ele aborda vários assuntos polêmicos o que o torna interessante.

É bem escrito, os personagens são ótimos, cada um com sua personalidade e carisma. Embora muitos leitores tenham achado Charlie chato e infantil, o que não deixa de ser verdade e não defendendo o livro, mas apenas fazendo uma observação. Charlie é muito puro, inocente e com 15 anos não viveu nada, então ele age muitas vezes como um menino de dez anos o que o torna chato e infantil em diversos momentos do livro.

Pela segunda vez eu criei enormes expectativas sobre livro. Todo mundo falando nos vídeos ou em resenhas super bem do livro, mas eu não achei um livro fantástico. Não conseguiu me despertar emoção do tipo “nossa que livro bacana” vou indicar pra todo muito. Nada disso. Em diversos momentos eu queria apenas terminar o livro e só.

Qual foi a vantagem de ter lido o livro?  A mensagem que ele passa. Quero assistir o filme e quem sabe passo a gostar um pouco mais do livro.

 Classificando: 3 estrelinhas


“– Você é um anormal, sabia? Sempre foi anormal. Todo mundo diz isso. Sempre disseram.
- Estou tentando não ser assim.
Depois, eu me virei, fui pra o meu quarto, fechei a porta coloquei minha cabeça no travesseiro. Deixei que o silêncio colocasse as coisas no seu devido lugar.”

 

Beijão para todos!
Por Luciana Curvello


2 comentários:

  1. Sério que você achou razoável? Eu ainda não li e estou com medo de me decepcionar, justamente pelo tanto de comentário elogioso que tenho lido. Em todo caso, vou ler e assistir o filme para tirar minhas conclusões.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Olá querida,
    Passando para marcar presença e dizer que o livro As vantagens de ser invisível ainda não foi incluída na minha lista de prioridade para leituras.

    Beijos e até a próxima visita ;)
    Blog: http://www.apaixonadaporromances.com.br/

    ResponderExcluir